segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ALEGRIA NECESSÁRIA


Hoje é domingo, o último do período natalino, que se fecha com o batismo de Cristo - tema central da missa das oito.
Mistério divino...

Adoro o Natal. Meu coração se enche de alegria 40 dias antes(ou mais!). Fico imbuída do espírito natalino, da esperança que se acende como uma luz verde dentro de mim.
Re-ligare!

E lá vou eu atrás de tudo que diga respeito à data, leia: cartões, enfeites, livros, mensagens, campanhas, presentes, comidas típicas e muito mais. Enlouquecida com tanta beleza, fico querendo absolutamente T U D O. Nada parece escapar ao meu olhar e sentidos. Mas é apenas um desejo. No lugar do excesso, essência. A gente não pode cair na esparrela do comércio ...
Aprendi na infância que, cada ano, um pequeno mimo deve chegar para somar ao que já existia e ampliar sentidos. Este ano três pequenos pássaros de penas cor-de-rosa fizeram ninho na sala.

Passada a festa, o fechamento deste período. Assim, hoje é dia de recolher, limpar, guardar, reorganizar novamente os espaços e objetos - voltar à velha rotina imposta pela vida. Juro que, se pudesse, deixava tudo nos devidos lugares, não tirava uma única bola e ainda mantinha todos os piscas ligados, que é pra garantir a alegria no topo das necessidades básicas do ser humano.

A casa volta ao normal, meio que completamente sem graça. É preciso fazer brotar a beleza que vem de dentro. Daqui pra frente, viver o espírito natalino, dia após dia, passa a ser dever.
2011 só começou...
E como nos diz G. Rosa "o que a vida quer da gente é coragem"
e muita dedicação.
Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário