quinta-feira, 17 de maio de 2012

LIVROS, HISTÓRIAS E OUTROS ENCONTROS



A noite de ontem estava fria. Mas isso foi até a página 2 só... 
Mais uma quarta com a Literatura Infantil no Núcleo de Arte|FAOP.


O grupo estava mesmo animado. Questão de meia hora a temperatura subiu com a proposta feita para cada dupla. O momento reflexivo sobre questões conceituais e atitudinais (que exigem concentração e seriedade), cedeu lugar para o lúdico, alegre e divertidíssimo momento de criação a partir dos livros que entraram na roda de trabalho. 


Autores como Celso Sisto(Continhos Suspirados com Poesia para depois das cinco – Paulinas); Angela Lago(Um Ano Novo Danado de Bom – Moderna); Tino Gomes(Camundongo’s Rap – Formato); Jonas Ribeiro(Em Nome da Paz – Dimensão), Eliana Sant’Anna(Pingo D’Água – Miguilim) e Elias José(De Olho nos Bichos – FTD) nos transportaram para outro lugar – o da fantasia, do encantamento e beleza. Fizemos reconto, alinhavamos escritas, trocamos ideias, desenhamos outros sonhos e rimos muito sob o poder da palavra em verso e prosa, das ilustrações e do objeto livro – objeto de desejo de quem os teve em mãos.


A literatura é transformadora. 
“A literatura é feita de fantasia e o escritor usa da metáfora para se esconder atrás do texto e botar asas no leitor do texto. A fantasia me ajuda a dar sentido ao mundo. Todo real é uma fantasia que ganhou corpo, ela inaugura e renova o mundo.” Bartolomeu Campos de Queirós.



A temperatura subiu...


3 comentários:

  1. Eta, festa! OPS! Era aula,né?! Boa demais, uai!

    ResponderExcluir
  2. Uma aula que é uma festa. O melhor jeito de entender, de vivenciar, aprender e de criar algo na vida. Jamais será esquecido. É grande alegria ver o grupo todo envolvido, encantado e desejoso de fazer bonito, fazer com alegria, fazer de maneira surpreendente a atividade proposta. Bom demais mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir